
Desenvolvimento Humano
Através da Arte Marcial
PRATIQUE WING CHUN

TRADIÇÃO
Vida Kung Fu - Sam Faat (心法)
Forma de transmissão dos ensinamentos de um Moon-Phai de mestre para discípulo. Análoga a muitas formas chinesas de filosofia de vida, nas quais a transmissão ocorria pelo exemplo da atitude e comportamento (envolve a ideia de perceber o outro).
No Sam-Fat (心法) ou compreensão não-verbal, o Sifu transmite o conteúdo para o discípulo que, através da vivência intensa, deverá alcançar a compreensão da natureza do conteúdo por si só, através de um processo de tomada de consciência a partir de uma experiência vivida, convertendo conceitos e princípios em condutas elevadas.
Logo, “Vida Kung-Fu” é uma ferramenta ideal de exercitação da Aprendizagem Proativa, com o objetivo de promover as condições necessárias para a percepção individual dos padrões de conectividade.

Foto tradicional de Mestre Beto em café da manhã na casa de Sifu e Simô antes do treino de Sábado - 22/03/2025.

Foto tradicional da Cerimônia de Passagem de Nível (Hoi Kuen) com parte da nossa Si Mun no Mo Gun Central - Santa Rosa - Niterói - RJ - 19/01/2025
Família Kung Fu
Moon Phai ou Si Mun
Forma legítima de se aprender o Kung Fu, onde o cultivo coletivo da energia é capaz de gerar um processo ainda mais intenso que o cultivo individual. Este processo, quando é estruturado, denomina-se Moon-Phai.
Este termo é constituído de dois ideogramas, nos quais Moon pode ser literalmente traduzido como Porta ou Família, enquanto que Phai quer dizer Ramificação ou Estilo. É o termo que os chineses designam tanto a Família-Kung Fu quanto a um estilo ou sistema de Kung-Fu.
O Moon-Phai representa a corrente crescente de uma torrente de idéias, onde as percepções, inspirações, experiências e sabedoria adquiridas ao longo de uma vida por seu mestre podem ser compartilhadas com os discípulos. Dentro desta estrutura familiar, o legado do Mestre será perpetuado, através do tempo, passados de mestre para discípulo, geração após geração.
Si Mun Gulao




É com imensa satisfação que retomo meus estudos do Pin Sun Wing Chun de Gualo, Reshan, Guangdong, criado pelo famoso "rei" do Kung Fu, o Dr. Leung Jan quando este retorna à sua vila (Gulao) por volta de 1890. O núcleo do Pin Sun Wing Chun são as "Doze mãos de Leung Jan", todas executadas com giro lateral de corpo, explorando a ponte curta, a explosão de energia e o ataque e defesa simultâneos, além dos conceitos de Chak Sao e Chi Sao.
Possui um trabalho excelente e único tanto no Boneco de Madeira quanto no Bastão.
É um privilégio e uma honra aprender esse legado cultural/marcial autêntico e ser o seu representante no Brasil. Agradeço profundamente ao meu Sifu Jim Roselando, Líder da Gulao Boxing Association nos EUA, por essa oportunidade e confiança. Xie Xie Nin.
O Poder Pessoal
Mo Tak (武德)
Poder Pessoal ou Mo Tak, é a capacidade de afirmar a própria vontade sobre o próprio comportamento, por meio da percepção sistêmica (Jee Kwok) de como as leis da natureza (Tien Si) funcionam no meio (Tei Lei) e nas pessoas (Yan Wo), mobilizando a si mesmo e os outros a agir coerentemente de acordo com seus respectivos valores pessoais.
Mo Tak (武德) é o Poder Pessoal proveniente da Realidade Marcial Inteligente e por extensão do sentido, poderíamos utilizar a expressão: Kung Fu.
O Zelo - Kwan Wai (關懷)
O Zelo 關懷, como autêntica manifestação do sentimento, é um dos principais elementos de conexão entre os indivíduos que compõem uma família. Sensibilidade e a capacidade de percepção transindividual podem ser colocadas a serviço através do constante cuidado com o desenvolvimento de si mesmo e com a evolução de seus irmãos-kung fu, conjugados ao respeito pelo mestre e à adequação do local dedicado à prática. É a extensão da consciência da natureza humana para a conduta, sem perturbar a evolução natural de uma tendência.
Hung Bao
Esta tradição adveio de uma lenda, onde uma deusa que habitava a Terra, não tendo encontrado presente que retratasse sua gratidão ao deus maior (Sam Kuó), colocou em um envelope vermelho seu coração e ofertou-o ao mesmo e, antes que aquele pudesse abrir tal envelope, a mesma virou-se e foi embora por vergonha, pois pensava que nem a sua vida seria capaz de representar sua gratidão.
O Hung Bao significa envelope vermelho, sendo confeccionado em papel desta cor. O motivo de ser vermelho é que para o chinês, vermelho representa sorte, ou seja, o cumprimento do destino sem a intervenção de fatores estranhos a este processo em si.

Haverá na parte externa do envelope uma mensagem que deve estar relacionada com a vontade motivadora da entrega do mesmo ao destinatário (no caso de sua Cerimônia de Admissão os destinatários são Sifu e Simo), cujo nome também estará escrito na mensagem, bem como o nome do remetente. Com os elementos completos (remetente, mensagem e destinatário), a energia poderá ser direcionada adequadamente através do envelope.
Tudo aquilo que estiver escrito no Hung Bao deverá ser em dourado, pois para os chineses esta é a cor mais nobre. Na China Antiga, somente pessoas pertencentes à Família Imperial ou que tivessem autorização especial da mesma para utilização desta cor. No caso do Hung Bao o dourado servirá como demonstração da importância do desejo escrito.
Foto do momento em que o Todai Guilherme Nery entrega seu Hung Bao ao Sifu Leoanrdo Tiengo durante a Cerimônia de Passagem de Nível no Mo Gun Central em 19/01/2025. Sensações, emoções, trocas dinâmicas fluem através do Kung Fu.
Cerimônia de Discipulado
Esta cerimônia, denominada de Baai Si Din Lai 拜師典禮 em cantonês, é o rito de passagem mais importante dentro de uma Si Mun tradicional chinesa. O Baai Si (拜師), como é conhecido no Mo-Lam (círculo marcial) e também na comunidade chinesa é o reconhecimento formal da relação Si-To (Mestre - Discípulo) que a partir desse ritual passa a ser vitalícia e, o então Todai (徒弟) passa a ser reconhecido com Discípulo, chamado de Dai Jee (弟子). Este por sua vez conquista o direito de ingressar na Árvore Genealógica da qual seu Sifu faz parte, tornando-se um depositário do legado marcial de seu Mestre.

Imagem do Dai Jee Carlos Vieira oferencendo o chá ao Sifu Leonardo Tiengo durante a cerimônia de Baai Si realizada em Novembro de 2015.



Imagem do Dai Jee Daniel Teixeira fazendo o Kao Tao durante a cerimônia de Baai Si realizada em Novembro de 2015.

Momento final da cerimônia realizada em Dezembro de 2016onde o Dai Jee Wilker Menezes demonstra seu afeto e gratidão pelo Sifu.